Como fazer Marketing Digital

Quando penso em fazer Marketing Digital sempre foco como solucionar os objetivos para vender, relacionar e construir marca.

Para cada etapa precisa ser criadas algumas estratégias para fazer os testes e validar se está entregando os resultados obtidos.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico do marketing digital,  veja como é feita as analises do que está sendo feito ou que não está implementado.

Como Criar um Site do Zero: O Guia Prático para Iniciantes

 

Como fazer um diagnóstico de marketing DIGITAL?

É importante olhar para suas ações de marketing digital sob diferentes perspectivas e encontrar o seus gaps em cada etapa do funil.

Trabalhe com as atividades na sequência dos estágios (atrair, converter, relacionar e vender) para ter uma análise detalhada das respostas, fazer diagnósticos e melhorias em cada um deles.

growth hacking básico

 

Ações de marketing DIGITAL

Para facilitar o entendimento de priorização, vamos agrupar as possíveis ações de marketing em 4 etapas.

Nesse momento, você quer entender em qual delas sua máquina de vendas está mais defasada.

Em seguida, inicie seu processo pela etapa que está mais defasada com base nas sugestões que vou fazer para cada uma delas.

1. Atrair

Essa é a etapa que reúne as ações para atrair mais visitas ao seu site. Sua empresa já as executa bem?

Sua empresa tem um site? Antes de mais nada, veja aqui como criar um site do zero.

2. Converter

Nessa etapa o Visitante vira Lead. Para melhorar as taxas de conversão, fique atento aos seguintes pontos:

  • CTA e formulário nos posts do blog e site: seus blogposts possuem um CTA no fim e/ou no meio do conteúdo? O design do seu site está otimizado para conversão?
  • Banners: seu site explora os espaços para inserir banners com ofertas, incluindo materiais ricos?
  • Pop-ups: não há como negar, os pop-ups conseguem aumentar sensivelmente a conversão. Você sabe como usar os pop-ups sem comprometer a experiência do usuário?
  • Landing Pages e Thank You Pages: Se você está lendo conteúdo sobre Growth Hacking, já deve usar bastante as Landing Pages. Mas será que você usa as páginas de agradecimento para fazer novas ofertas e assim aumentar a conversão?
  • Lead Ads: capturar Leads usando a própria interface do Facebook Ads pode melhorar bastante a conversão, já que o usuário não é forçado a entrar em um nova tela. Já testou isso?
  • Push notifications: outra forma bem interessante de aumentar a conversão via push de notificações!

3. Relacionar

Nesta etapa, o Lead vira Oportunidade.

Melhore os resultados com:

  • Email Marketing: envie emails com conteúdos de fundo de funil, tais como diagnóstico gratuito, testes gratuitos, demos, estudos de casos, calculadoras de ROI etc.
  • Jornada de Compra: já possui conteúdos para sua persona que a levam desde o momento de aprendizado e descoberta até o de decisão da compra, passando por reconhecimento do problema e consideração da solução?
  • Automação de Marketing: automatize tanto o envio do conteúdos da jornada de compra quanto a qualificação de oportunidades e repasse-as para a equipe de vendas.
  • Mídia paga: links patrocinados no Google AdWords são uma forma imediata de gerar oportunidades com os conteúdos de fundo de funil. Já tem isso na sua operação?

4. Vender

É nessa última etapa que a Oportunidade precisa se tornar Cliente.

Analise esse processo com:

  • Modelo de vendas: seu processo de vendas já tem etapas bem definidas com gatilhos de passagem e de lost entre elas?
  • Processo de qualificação (Lead Scoring e Oportunidades): na sua empresa já estão claros quais são os critérios para que os Leads evoluam para oportunidades?
  • SLA: o acordo de nível de serviço (SLA) é essencial para que as oportunidades possam se tornar clientes. Garanta que esse SLA realmente reflita a condição mínima (capacidade de investimento financeiro, conhecimento, tempo etc.) para que o cliente consiga ter sucesso com sua solução. Isso já está alinhado por aí?

Conclusão

Defina os objetivos para utilizar o marketing digital na sua empresa e faça um diagnóstico para entender onde melhorar.

Você vai começar por qual etapa: AtrairConverterRelacionar ou Vender?

Esse post foi originalmente escrito por eu, Felipe Spina, no Blog da Resultados Digitais.